6º ano - Aula de Estudo Acompanhado - Sala com 1 computador 2. Actividades realizadas: Formação de palavras (2º. ciclo). |
8.º ano - Aula de Língua Portuguesa - Sala TIC
1. Metodologia de trabalho: utilização dos computadores da sala em trabalho individual ou de pares. 2. Actividades realizadas: Formação de palavras (2º. ciclo) + Famílias de palavras (3.º ciclo). |
||||
Gramática e computador
Morfologia e Semântica lexical Local: E B 2,3 Dr. Rui Grácio Público-alvo: 1 turma de 6.º ano (24 alunos, com aluno com NEE); 1 turma de 8.º ano (22 alunos, com aluno com NEE) Datas de realização: 7 Fevereiro e 19 de Abril de 2007 Duração: 90 minutos em cada turma Tipo de actividade: reforço da aprendizagem/ revisão Professoras responsáveis: Nota: A actividade Formação de palavras foi adaptada do exercício apresentado por Salomé Vargas Freire ( Dre_Algarve), na experiência piloto da TLEBS. |
3. Descrição: Os 24 alunos foram organizados em 12 grupos. Como a actividade Formação de palavras é composta por 3 páginas, cada grupo realizou uma das páginas no computador (Hotpotatoes) e duas delas em papel (Word). O tempo para a realização de cada página foi de 5 minutos, marcado pelo temporizador do Hotpotatoes. No final da realização de cada página, foi feita a correcção dos itens e comparados os resultados fornecidos pelo programa com os resultados contabilizados pelos alunos que tinham realizado a actividade em papel. A média dos resultados no Hotpotatoes foi inferior a 50%, enquanto que a média dos resultados contabilizados pelos alunos a realizarem a actividade em papel ultrapassou os 80%. |
3. Descrição: Os 21 alunos que realizaram as duas actividades distribuíram-se pelos computadores, de acordo com a organização já anteriormente definida noutras disciplinas. A actividade Formação de palavras foi integralmente realizada no programa Hotpotatoes e os alunos iniciaram a primeira página desta actividade com a informação de que se tratava de um exercício para o 2.º ciclo, logo, esperava-se um bom nível de desempenho no 8.º ano. A média dos resultados foi de 79%. Procedeu-se à correcção, discutiram-se os resultados obtidos e os alunos concluíram que tinham sido apressados e, na sua maioria, eram de ortografia os erros registados pelo Hotpotatoes. Com base nesta reflexão, iniciaram a 2.ª página da ficha de trabalho, tendo a média dos resultados atingido 88%. O grau de dificuldade da 3ª. página da ficha fez baixar a média dos resultados para 73%. |
|||
Afinal, o que explica esta diferença de pontuação? A falta de rigor na correcção, por parte de todos os alunos que realizaram o exercício em papel, que desprezaram os erros de ortografia e alguns erros lexicais. Destacam-se, a título de exemplo: |
Para a realização da 2.ª ficha de trabalho, Famílias de palavras, o tempo (5 minutos) foi considerado curto pela quase totalidade dos grupos. A média dos resultados desceu para 57%. Decidiu-se retomar a actividade, corrigindo-a colectivamente. Os contributos dos alunos permitiram reformular as respostas fornecidas pelo programa, tendo sido acrescentadas outras alternativas. |
||||
Em jeito de conclusão... Após a conclusão das actividades, dois grupos de alunos pedem para refazer uma das páginas, no intuito de chegar aos 100%. |
Em jeito de conclusão... |
||||
. |