TLEBS
B3. Classes de Palavras - B4. Sintaxe - B6. Semântica frásica

Ana Costa e João Costa (2001). O que é um advérbio? Cadernos de Língua Portuguesa, 1. Lisboa: APP, Colibri (pp.85-87).

Exercícios - 1.º ciclo
1.
Pressupostos: A posição ocupada por um advérbio na frase implica diferentes interpretações, uma vez que o advérbio se encontra quase sempre adjacente ao constituinte que modifica.

Objectivos: Treinar a compreensão de enunciados com advérbios em diferentes posições. Verificar a mobilidade de alguns constituintes frásicos.

Destinatários: Alunos do 1.° ciclo. Actividade: Ontem, hoje & amanhã

1. Tenta construir o maior número possível de frases, trocando a posição da palavra indicada e fazendo as alterações necessárias. Observa o exemplo:

ONTEM

(1) a. Ontem o Pedro deu uma flor à Rita.

•  O Pedro ontem deu uma flor à Rita.

•  O Pedro deu ontem uma flor à Rita.

•  O Pedro deu uma flor ontem à Rita.

•  O Pedro deu uma flor à Rita ontem.

AMANHÃ

HOJE

ANTEONTEM

ANTIGAMENTE

AGORA

FREQUENTEMENTE

2. Lê com atenção as seguintes frases responde às perguntas:

O Pedro ontem disse que a Rita foi ao cinema.

2.1. O que aconteceu ontem?

O Pedro disse que a Rita foi ontem ao cinema.

2.2. O que aconteceu ontem?

2.3. 0 que te fez dar respostas diferentes à mesma pergunta so­bre as frases?

3. Palavras como "ontem", "hoje" e "amanhã" são advérbios. Depois de teres feito esta ficha, o que é que podes concluir sobre estes advérbios?
Os advérbios "ontem", "hoje", "amanhã" são palavras que...

2.
Pressupostos: Os advérbios que assinalam a ordenação dos estados de coisas descritas no texto são factores de coesão temporal.
Objectivos:
Treinar a construção de textos coesos, experimentando o uso de advérbios de tempo e de ordem.
Destinatários:
Alunos do 1.° ciclo. Actividade: Cozinhar Textos:

*


A minha avó cozinhava muito bem. Uma vez ensinou-me a fazer um bolo delicioso. Nessa altura tomei nota dos passos a seguir, mas como não sei cozinhar já não me lembro bem de como se faz.

Podes ajudar-me? Transforma a lista de acções num texto que explique esta receita. Deves usar, sem repetir, todas as palavras que encontras no quadro. Estas palavras, que pertencem à classe dos advérbios, vão ajudar-te a organizar o texto.

PRIMEIRO -----SEGUIDAMENTE ----FINALMENTE -----ENTÃO ------ENTRETANTO

Bolo da avó

•  Misturar duns chávenas de farinha, duas chávenas de açúcar e meia chávena de cacau em pó;

•  Juntar uma chávena e meia de leite, meia chávena de margarina e dois ovos;

•  Bater com a batedeira;

•  Untar a forma;

•  Levar ao forno.

Receita:_______________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________