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Expressão Oral

PROPOSTA

DE

REMEDIAÇÃO/ENRIQUECIMENTO/PROGRESSÃO

Aluno

Carolina

 

Tendo em conta o razoável desempenho discursivo da aluna, propomos algumas actividades de remediação/enriquecimento/progressão:

 

1.      Audição do texto produzido pela aluna Carolina, com o objectivo de sensibilizar para as particularidades deste tipo de registo.

 

2.      No sentido de detectar o incumprimento de parâmetros adequados a este tipo de registo, solicita-se ao aluno o preenchimento da ficha seguinte, que será objecto de uma correcção assertivada entre professor e aluno(s):

 

 

Parâmetros

 

 

Características

 

S/N

1. Adequação à situação e ao assunto.

 

O enunciado produzido traduz a posição do locutor em relação ao assunto?

 

 

2. Observação dos princípios que regulam a transmissão de informação na interacção verbal

2.1 A quantidade de informação transmitida pelo interlocutor é adequada?

 

2.2 O interlocutor introduz informação relevante?

 

2. 3 O interlocutor exprime-se de forma clara, breve e ordenada?

 

 

 

 

 

 

3. Respeito pelos mecanismos de construção discursiva.

3.1 Existe coesão frásica e coerência textual na sequênciação interna do discurso? 

3.2 Existe adequação entre os Termos semânticos e os conceitos a exprimir? 

3. 3 O uso dos conectores interfrásicos é adequado às intenções? 

3. 4 Utiliza as pausas como processo estruturador da coesão textual?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4. Cumprimento das regras gramaticais.

4. 1 Estrutura correctamente as frases (conjugação verbal adequada, no plano da concordância, da regência e da ordem de palavras)? 

4.2 Selecciona adequadamente os processos da coordenação e da subordinação? 

4. 3 Escolhe o léxico apropriado?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5. Adopção de estratégias de locução que tenham em conta as condições de percepção do discurso.

5. 1 Pronuncia e estrutura sequências a nível das sílabas e das palavras?
 
5. 2 Utiliza com correcção as características prosódicas adequadas à realização verbal (acento, entoação e ritmo)?  

5. 3 Diversifica o uso de tonalidades verbais – intensidade, altura, duração – dentro de cada palavra e no discurso (ênfase)?

 

 

 

 

 

3.     Identificar as incorrecções presentes no texto, nomeadamente no recurso a bordões, à redundância, à hesitação, à ambiguidade lexical, incorrecção fonológica e ausência de diversificação de unidades tonais, do tipo:

 

a.     “acho que”;

b.     “ahn!”; “tu... tu... todo » ;

c.      “E isso é errado” / “é o pequeno espaço...pequena parte”;

d.     “tar”;

e.     entoação monocórdica e stressada (talvez pela limitação temporal).

 

4.  Como forma de ultrapassar este tipo de incorrecções, o(s) aluno(s) produzirá(ão) novos textos orais, a registar magneticamente, que servirão de suporte para aperfeiçoamento do desempenho discursivo dos mesmos, tendo em conta a natureza da mensagem, a sua estrutura e o tempo em que a devem transmitir.

 

         4. 1.  Esta actividade poderá centrar-se num processo de auto e heterocorrecção, em função dos intervenientes do processo.

         4.2. Concomitantemente, poderá proporcionar-se ao(s) aluno(s)  um trabalho de prática da oralidade na Oficina de Língua (Laboratório) com recurso a diferentes «media», com o objectivo de o mesmo se aperceber de incorrecções que naturalmente se registam no discurso oral/espontâneo, mas que podem e devem ser superadas.