7.º Encontro Nacional da APP: Saber Ouvir /Saber Falar ---- 2, 3 Março de 2007 --- Coimbra


O encontro centrou-se nas questões do desenvolvimento das competências ouvir e falar e nas conferências, comunicações e painéis foi posta a tónica em diferentes aspectos da didáctica do MODO ORAL.

Ao longo das sessões, apresentaram-se propostas, propuseram-se pistas de trabalho, deram-se contributos envolvendo estratégias, processos, conteúdos, com maior ou menor incidência nos Programas de Língua Portuguesa e de Português ou no Currículo Nacional.

A grande missão foi trazer para a "boca de cena" do ensino e da aprendizagem um domínio onde, porque naturalmente sempre presente na sala de aula, se esperam e se desejam desempenhos competentes, mas para o qual se trabalha de forma descontínua e pouco planeada.

 

Escolhemos para divulgar neste espaço dois textos, de uma conferência e de uma comunicação que tiveram lugar no Encontro.

Em ambas as apresentações se aponta para a apropriação, para o saber em uso por parte dos alunos, de termos e conceitos gramaticais, que encontram referência na Tlebs:

1. Conferência: A contribuição do estudo dos sons para a aprendizagem da língua, por Maria Helena Mira Mateus

1.1 Aspectos mais relevantes da fonética e da fonologia na aprendizagem da ortografia, na produção e compreensão da língua oral, na utilização da prosódia adequada à leitura em voz alta ou apropriada à produção do discurso oral em diferentes contextos.

2. Comunicação: Contributos da nova terminologia linguística para o ensino da expressão oral, por Carla Marques & Inês Silva

2.1 Necessidade de distinguir entre expressão oral e compreensão oral, entre oral espontâneo e oral reflectido, de trabalhar o oral com base em planos-guia, com recurso a mecanismos e processos lexicais e gramaticais directamente relacionados com a pragmática e linguística textual.