CIEP - DGIDC---- 7, 8, 9 de Maio de 2007 --- Lisboa |
"Aprender gramática, ler e escrever melhor" Maria Armanda Costa (Universidade de Lisboa, Onset-CEL) |
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Resumo: | |
Uma questão fundamental que se coloca a professores e investigadores é distinguir entre o conhecimento linguístico que a criança adquire naturalmente sobre a sua Língua Materna e o que deverá adquirir por via da aprendizagem. Para isso, é relevante discriminar entre conhecimento intuitivo e explícito e avaliar até que ponto se deverá progredir na explicitação e na formalização do conhecimento linguístico em favor do desenvolvimento cognitivo geral. Aspectos da metacognição, do conhecimento metalinguístico e da metalinguagem são incontornáveis na reflexão a fazer. Um outro aspecto a considerar é o da complexidade do conhecimento linguístico que intervém na compreensão e produção da língua e o modo como é usado em condições contextuais particulares, sob efeitos das modalidades oral e escrita e sob a actuação de recursos cognitivos limitados. Nesta perspectiva, interessa contrapor gramática e processamento, identificar as unidades linguísticas relevantes e o modo como são percepcionadas e integradas; daremos alguns exemplos extraídos de resultados de investigação sobre processamento de frases em tempo real por sujeitos monolingues e bilingues, portugueses e franceses. |
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