Embora os documentos orientadores para o ensino do português contenham  conteúdos sobre o funcionamento da língua explicitados para os diferentes  níveis e ciclos de ensino, é comum afirmar-se que a gramática não tem sido  ensinada de forma satisfatória nos últimos anos. Serão apresentados dados de  testes-diagnóstico sobre conhecimento gramatical realizados por alunos do 1º  ano de várias licenciaturas que sustentam esta ideia. Mostrar-se-á que há  problemas nos seguintes domínios: identificação de classes de palavras,  reconhecimento de funções sintácticas, classificação morfológica, identificação  de tipos e subtipos de frases, sistematização de regras de ortografia e  pontuação. A selecção destas provas para a reflexão que se pretende fazer  justifica-se pelo facto de poder reflectir o perfil de saída dos alunos do  ensino secundário. 
      Torna-se necessário identificar as causas que justificam os muito baixos  níveis de conhecimento sobre gramática dos alunos. Vários autores se têm  dedicado a este problema, pelo que me proponho sumariar as principais  conclusões de vários estudos que convergem na identificação dos seguintes  factores: (i) formação inicial e contínua dos professores; (ii) instabilidade  terminológica; (iii) metodologias de ensino da gramática; (iv) peso da  gramática nas provas de exame; (v) articulação entre os conteúdos de gramática  e as restantes competências. 
      Após uma breve reflexão sobre os primeiros quatros factores, tentarei  mostrar, recorrendo a exemplos, como a aprendizagem da gramática pode ser  facilitadora e espoletadora do desenvolvimento de competências na oralidade, na  escrita e na leitura. Os exemplos seleccionados virão dos seguintes domínios: 
      a)         Escrita: 
      - Funções sintácticas e pontuação; 
      - Classes de palavras, tipologia de frases e diferentes tipos de texto. 
      b)         Oralidade: 
      - Prosódia e expressão oral; 
      - Morfologia verbal, classes de palavras e expressão oral; 
      - Classes de palavras, funções sintácticas e adequação do discurso oral a  diferentes contextos. 
      c)         Leitura: 
      - Protótipos textuais e extracção de informação; 
      - Modalidade e extracção de informação. 
    Com base na argumentação desenvolvida, concluirei a comunicação com algumas  sugestões sobre o papel da gramática na aula de língua portuguesa.  |