Embora os documentos orientadores para o ensino do português contenham conteúdos sobre o funcionamento da língua explicitados para os diferentes níveis e ciclos de ensino, é comum afirmar-se que a gramática não tem sido ensinada de forma satisfatória nos últimos anos. Serão apresentados dados de testes-diagnóstico sobre conhecimento gramatical realizados por alunos do 1º ano de várias licenciaturas que sustentam esta ideia. Mostrar-se-á que há problemas nos seguintes domínios: identificação de classes de palavras, reconhecimento de funções sintácticas, classificação morfológica, identificação de tipos e subtipos de frases, sistematização de regras de ortografia e pontuação. A selecção destas provas para a reflexão que se pretende fazer justifica-se pelo facto de poder reflectir o perfil de saída dos alunos do ensino secundário.
Torna-se necessário identificar as causas que justificam os muito baixos níveis de conhecimento sobre gramática dos alunos. Vários autores se têm dedicado a este problema, pelo que me proponho sumariar as principais conclusões de vários estudos que convergem na identificação dos seguintes factores: (i) formação inicial e contínua dos professores; (ii) instabilidade terminológica; (iii) metodologias de ensino da gramática; (iv) peso da gramática nas provas de exame; (v) articulação entre os conteúdos de gramática e as restantes competências.
Após uma breve reflexão sobre os primeiros quatros factores, tentarei mostrar, recorrendo a exemplos, como a aprendizagem da gramática pode ser facilitadora e espoletadora do desenvolvimento de competências na oralidade, na escrita e na leitura. Os exemplos seleccionados virão dos seguintes domínios:
a) Escrita:
- Funções sintácticas e pontuação;
- Classes de palavras, tipologia de frases e diferentes tipos de texto.
b) Oralidade:
- Prosódia e expressão oral;
- Morfologia verbal, classes de palavras e expressão oral;
- Classes de palavras, funções sintácticas e adequação do discurso oral a diferentes contextos.
c) Leitura:
- Protótipos textuais e extracção de informação;
- Modalidade e extracção de informação.
Com base na argumentação desenvolvida, concluirei a comunicação com algumas sugestões sobre o papel da gramática na aula de língua portuguesa. |