No âmbito do Plano 21|23 Escola+ encontra-se previsto o desenvolvimento da Ação Específica 1.6.2 - Programa para competências sociais e emocionais.

Decorrente deste enquadramento a Direção-Geral da Educação pretende desenvolver, em parceria com o Instituto Padre António Vieira, nos anos letivos 2021-2022 e 2022-2023 o Programa Escolas Ubuntu.

O programa ESCOLAS UBUNTU visa proporcionar a cada agrupamento de Escolas aderente a realização da ACADEMIA DE LÍDERES UBUNTU para os seus estudantes, tendo em vista o desenvolvimento de competências socio emocionais, como o autoconhecimento, autoconfiança, resiliência, empatia e sentido de serviço.

Este formulário tem como objetivo recolher informação relevante sobre as condições do agrupamento de escolas/escola não agrupada para a implementação do Programa e divide-se em 3 partes.

Este programa aposta também na capacitação de educadores (professores, professores tutores, psicólogos, assistentes sociais, assistentes operacionais e outros profissionais) de cada Agrupamento, através de oficinas de 50h de capacitação, de modo a que, progressivamente, cada AE possa desenvolver autonomamente esta metodologia e cumprir os objetivos enunciados.

Em termos de público-alvo, no ano letivo 2021/22, em termos etários / nível de ensino, destinar-se-á aos 13-18 anos (correspondente, em geral, a 3º ciclo e secundário). No ano letivo 2022/23, disponibilizar-se-á também a opção dos 6-12 anos (correspondente ao 1º e 2º ciclo).

As escolas interessadas em aderir ao programa Escolas Ubuntu poderão manifestar o seu interesse neste questionário.

Código DGEEC Palavra-chave