Sílaba - palavra - frase |
1.º, 2.º e 3.º ciclos |
Actividade: Frases homófonas |
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As frases homófonas foram escolhidas em Goês, A. (2003). Aliás voltas sempre / Ali às voltas sempre – Jogos com a Língua Portuguesa. Lisboa: Ed. Replicação. Trata-se de pares de frases que se comportam como as palavras homófonas: são pronunciadas da mesma maneira, mas têm grafias e significados distintos. Funcionam também como jogos fonológicos e sintácticos com implicações directas na alteração do valor referencial das palavras, portanto das classes a que pertencem, e no plano da semântica da frase.
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Pressuposto: As fronteiras de palavras - entidades representadas por espaços no nosso sistema de escrita – não são acusticamente assinaladas quando falamos. Deste modo, os encontros de palavras podem dar origem a enunciados ambíguos e permitir jogos de linguagem. A entoação e as pausas, o contexto situacional e o saber compartilhado pelos interlocutores têm um papel determinante na desambiguação dos sentidos. |
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Objectivos: Reconhecer alguns aspectos da estrutura da sílaba, nomeadamente que há alterações de número de sílabas ou de padrões silábicos quando o constituinte prosódico deixa de ser a palavra e passa a ser a frase. Formar frases homófonas, identificando as palavras, os sinais de pontuação e os sinais auxiliares de escrita utilizados na sua transposição gráfica. |
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Exercício: Dizer em voz alta pares de frases, partindo de uma sequência de sílabas, dos respectivos padrões silábicos e de palavras, sinais de pontuação e sinais auxilaires de escrita apresentados aleatoriamente na folha de trabalho. Formar, em seguida, as duas frases pedidas. |
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Sete pares de frases homófonas |
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*O símbolo V representa uma vogal, o símbolo C representa uma consoante e o símbolo G representa uma semivogal (ou glide). (voltar) |
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