Conferência Internacional sobre o Ensino do Português (CIEP)- DGIDC-- 7, 8 e 9 Maio de 2007 --- Lisboa


Concluiu-se a Conferência Internacional sobre o Ensino do Português (CIEP).

Ao longo de três dias, 7, 8 e 9 de Maio,  reflectiu-se   sobre os problemas que se colocam hoje ao ensino e à aprendizagem do português em contexto escolar.

A CIEP organizou-se a partir de quatro grandes conferências – “Língua portuguesa – ensinar um valor, preservar uma herança”; “Horizontes de uma nova interdisciplinaridade entre os estudos linguísticos e os estudos literários”; “O ensino do português no Brasil: paradoxos e desafios”; “Da língua como cultura e da cultura como língua” - que antecederam ou seguiram painéis temáticos onde foram discutidos os seguintes temas:

  • O português como língua de conhecimento
  • O ensino do português em contexto multilingue
  • A gramática na sala de aula
  • Para além da literacia: a problemática da leitura
  • O cânone no ensino do português
  • Professor de português: que identidade?

Das  sumárias  conclusões apresentadas no final da Conferência é de assinalar a pertinência das questões que se prendem com a formação de professores, a necessidade de instrumentos de trabalho, os programas, as mutações do português, na sua vertente falada, e as respostas que temos para isso.

De entre as várias preocupações  apontadas, e que resultaram do que se considerou uma triangulação harmoniosa entre  investigadores, Ministério da Educação e professores,  uma vai para o ensino da gramática. Confirmou-se que há uma crise do ensino da gramática e, naturalmente, uma falta de investimento no ensino e na aprendizagem da língua enquanto sistema de regras.  É necessário reintroduzir este ensino da estrutura e do funcionamento da língua na sala de aula, é necessário tempo específico para o fazer. 

Concluiu-se também  da importância da função do professor de português enquanto  articulador interdisciplinar,  da necessidade de neutralizar o síndrome da hierarquia do lugar do texto literário na aula de português, da necessidade  de apostar em transferências do saber linguístico e do saber literário devidamente balizadas pela didáctica e, finalmente, da necessidade de mudar de paradigma em relação à valorização da leitura, dado que ler passou a ser também, para lá da leitura de textos em livros, a leitura da televisão e a leitura da Internet.

 No segundo dia da Conferência  foi feita divulgação, através de  sessão de posters, de algumas práticas pedagógicas de professores em escolas e jardins de infância,   bem como de trabalho desenvolvido por entidades parceiras da  DGIDC. O GramáTICª.pt  esteve presente neste espaço de divulgação com dois posters, no desejo  de dar visibilidade às duas vertentes de trabalho que desenvolve e aos respectivos objectivos.

(Poster 1; Poster2 )

Quem participou na Conferência recebeu  o livro de resumos, a que se seguirão, ainda sem data agendada, o livro de actas e um DVD com documentação em texto e imagem, com e sem animação. Cada participante recebeu também, impressos em papel e prontos para  enviar  pelo correio postal, versos, frases, pequenas mensagens exemplares sobre o livro e a leitura, sobre  as palavras e a linguagem.

 Pequenas mensagens às quais se veio juntar a de Eduardo Lourenço, no último dia,  na última  conferência, enquanto desenvolvia o tema "Da língua como cultura e da cultura como língua:

“ A língua nasce sempre adulta… Fala-nos e nos falando, nos cria…”

Comunicações relacionadas com o tema da gramática e do ensino da língua
 
1. "Conhecimento gramatical à saída do Ensino Secundário: estado actual e consequências na relação com leitura, escrita e oralidade."
João Costa (Universidade Nova de Lisboa)
 
2. "Aprender gramática, ler e escrever melhor"
Maria Armanda Costa; Universidade de Lisboa, Onset-CEL; armandacosta@fl.ul.pt