Conferência Internacional sobre o Ensino do Português (CIEP)- DGIDC-- 7, 8 e 9 Maio de 2007 --- Lisboa |
Concluiu-se a Conferência Internacional sobre o Ensino do Português (CIEP). Ao longo de três dias, 7, 8 e 9 de Maio, reflectiu-se sobre os problemas que se colocam hoje ao ensino e à aprendizagem do português em contexto escolar. A CIEP organizou-se a partir de quatro grandes conferências – “Língua portuguesa – ensinar um valor, preservar uma herança”; “Horizontes de uma nova interdisciplinaridade entre os estudos linguísticos e os estudos literários”; “O ensino do português no Brasil: paradoxos e desafios”; “Da língua como cultura e da cultura como língua” - que antecederam ou seguiram painéis temáticos onde foram discutidos os seguintes temas:
Das sumárias conclusões apresentadas no final da Conferência é de assinalar a pertinência das questões que se prendem com a formação de professores, a necessidade de instrumentos de trabalho, os programas, as mutações do português, na sua vertente falada, e as respostas que temos para isso. De entre as várias preocupações apontadas, e que resultaram do que se considerou uma triangulação harmoniosa entre investigadores, Ministério da Educação e professores, uma vai para o ensino da gramática. Confirmou-se que há uma crise do ensino da gramática e, naturalmente, uma falta de investimento no ensino e na aprendizagem da língua enquanto sistema de regras. É necessário reintroduzir este ensino da estrutura e do funcionamento da língua na sala de aula, é necessário tempo específico para o fazer. Concluiu-se também da importância da função do professor de português enquanto articulador interdisciplinar, da necessidade de neutralizar o síndrome da hierarquia do lugar do texto literário na aula de português, da necessidade de apostar em transferências do saber linguístico e do saber literário devidamente balizadas pela didáctica e, finalmente, da necessidade de mudar de paradigma em relação à valorização da leitura, dado que ler passou a ser também, para lá da leitura de textos em livros, a leitura da televisão e a leitura da Internet. No segundo dia da Conferência foi feita divulgação, através de sessão de posters, de algumas práticas pedagógicas de professores em escolas e jardins de infância, bem como de trabalho desenvolvido por entidades parceiras da DGIDC. O GramáTICª.pt esteve presente neste espaço de divulgação com dois posters, no desejo de dar visibilidade às duas vertentes de trabalho que desenvolve e aos respectivos objectivos. Quem participou na Conferência recebeu o livro de resumos, a que se seguirão, ainda sem data agendada, o livro de actas e um DVD com documentação em texto e imagem, com e sem animação. Cada participante recebeu também, impressos em papel e prontos para enviar pelo correio postal, versos, frases, pequenas mensagens exemplares sobre o livro e a leitura, sobre as palavras e a linguagem. Pequenas mensagens às quais se veio juntar a de Eduardo Lourenço, no último dia, na última conferência, enquanto desenvolvia o tema "Da língua como cultura e da cultura como língua: “ A língua nasce sempre adulta… Fala-nos e nos falando, nos cria…” |
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Comunicações relacionadas com o tema da gramática e do ensino da língua |
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1. "Conhecimento gramatical à saída do Ensino Secundário: estado actual e consequências na relação com leitura, escrita e oralidade." João Costa (Universidade Nova de Lisboa) |
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2. "Aprender gramática, ler e escrever melhor" Maria Armanda Costa; Universidade de Lisboa, Onset-CEL; armandacosta@fl.ul.pt |
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