Sílaba - constituintes prosódicos - padrões silábicos |
Alguns exercícios para adaptar à sala de aula | |||||||||||||||||||||||||||||||||
Exercícios extraídos e adaptados de: Freitas, M.J. e A. L. Santos (2001). Contar (histórias de ) sílabas. Cadernos de Língua Portuguesa 2. Lisboa: Edições Colibri, APP. |
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As palavras malucas
Exercício de segmentação silábica
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Pressuposto: A leitura implica estratégias ascendentes e descendentes. Usamos predominantemente estratégias ascendentes quando não conhecemos as palavras que lemos, segmentando as palavras em sílabas. No exercício que se apresenta, a progressão, quanto ao grau de dificuldade, orienta-se pelo aumento do número de sílabas por palavra e aumento da frequência de estruturas silábicas complexas. |
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Objectivo: Treinar o reconhecimento de sílabas durante o processamento na leitura. | |||||||||||||||||||||||||||||||||
Exercício: Leia as palavras seguintes o mais rapidamente possível e sem hesitações. Depois, proceda à sua segmentação silábica e respectiva classificação. |
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Palavras inventadas
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Palavras difíceis |
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Padrões silábicos em Português
(2.º e 3.º ciclos) |
Pressuposto: Na estrutura silábica, cada uma das posições pode ser preenchida apenas por um subconjunto dos sons disponíveis na língua. O reconhecimento desse facto pode aumentar o grau de conhecimento sobre a estrutura da língua e permite reconhecer classes de sons. |
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Objectivo: Reconhecer classes de sons a partir da sua distribuição pelas diferentes posições silábicas. |
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Exercício: Observe os padrões silábicos na coluna central e os exemplos desses padrões fornecidos na 1ª coluna. Acrescente novos padrões e encontre outros exemplos para preencher a 3ª coluna. |
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Os ‘encontros' das palavras |
Pressuposto: As fronteiras de palavras - entidades representadas por espaços no nosso sistema de escrita – não são acusticamente assinaladas quando falamos. Deste modo, os encontros de palavras podem dar origem a enunciados ambíguos. A entoação e as pausas, o contexto situacional e o saber compartilhado pelos interlocutores têm um papel determinante na desambiguação dos sentidos. |
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(3.º ciclo) |
Objectivo: Reconhecer alguns aspectos da estrutura da sílaba, nomeadamente que há alterações de número de sílabas ou de padrões silábicos quando o constituinte prosódico deixa de ser a palavra e passa a ser a frase. |
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Exercício: À semelhança do exemplo dado, divida cada uma das palavras em sílabas e, depois, as sequências de palavras. Compare os resultados. Encontre outros exemplos de sequências de palavras onde se verifiquem alterações no número de sílabas e/ou padrões silábicos. |
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Sílabas métricas
(3.º ciclo) |
Pressuposto: A estrutura métrica, além de uma noção de versificação, é um facto linguístico. |
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Objectivo: Reconhecer alguns aspectos da estrutura métrica. Compreender o que é a estrutura métrica. |
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Exercício: À semelhança do exemplo dado, encontre as dez sílabas métricas de outros versos de Os Lusíadas. É preciso ler em voz alta e separar cada uma das sílabas, contando-as com base apenas na oralidade. Registe os padrões silábicos encontrados e verifique se as sílabas formadas na oralidade correspondem ou não a sílabas normais do Português. |
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