1.
Adequação à situação e ao assunto |
1.1.O registo é adequado ao tipo de interacção (troca de opinião entre amigos, numa conversa informal).
1.2. Os enunciados produzidos expressam a posição do locutor em relação ao universo de referência. |
2.
Respeito pelos princípios que regulam a transmissão de informação na interacção verbal. |
2.1. O interlocutor B toma a palavra estabelecendo uma sequência coerente com a fala do interlocutor A.
2.2. A quantidade de informação transmitida pelos interlocutores é a adequada.
2.3.Cada um dos interlocutores faz intervenções credíveis.
2.4. Os interlocutores introduzem informação relevante.
2.5. Os interlocutores exprimem-se de forma clara, breve e ordenada. |
NB.: a descrição 2 só se aplica à produção verbal de dois ou mais interlocutores em interacção. Sobre este assunto, leia-se o documento abaixo. (Clique com o botão direito do rato e peça para abrir nova janela.)
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3.
Respeito pelos macanismos de construção discursiva |
3.1. Coesão frásica e coerência textual na sequenciação interna do discurso.
3.2. Escolhas semânticas adequadas aos conceitos a exprimir.
3.3. Uso dos conectores interfrásicos adequados às intenções (expor; argumentar).
3.4. Uso de pausas como processo estruturador da coesão textual. |
4.
Cumprimento das regras gramaticais. |
(São aceitáveis as estruturas que obedecem aos padrões normais de produção do discurso oral: repetição, interrupção,...)
4.1. Produção de frases estruturalmente correctas (sem erros na conjugação verbal, de concordância, de regência ou de ordem de palavras).
4.2. Selecção adequada dos conectores interfrásicos.
4.3. Propriedade lexical |
5.
Adopção de estratégias de locução que tenham em conta as condições de percepção do discurso. |
5.1. Articulação adequada no que se refere à pronúncia e estruturação das sequências a nível das sílabas e das palavras.
5.2. Uso das características prosódicas adequadas à realização verbal em curso, conjugando adequadamente o acento, a entoação e o ritmo (velocidade de elocução).
5.3. Manipulação do uso de unidades tonais - intensidade, altura, duração- dentro de cada palavra e no discurso (com o objectivo de enfatizar por ex.) |
* Os registos orais do Diogo, da Carolina e do João foram recolhidos no ano lectivo de 1999-2000.
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