Avaliação da Expressão Oral |
||
Instruções de Trabalho
O oral é mais espontâneo e efémero do que o escrito, como se sabe. Mas não é imprevisível e pode ser trabalhado, como podem ser avaliados os progressos no seu desempenho. Como? É isso que vamos ver. |
||||||
1 |
Clique para aceder a um texto-síntese. Aborda a didáctica do oral e fornece algumas referências bibliográficas. | |||||
2 |
Carolina |
Diogo |
João |
Clique para aceder aos textos orais sobre os quais vai poder trabalhar: a Carolina, o Diogo e o João dão a sua opinião acerca dos exames. Ouça. Escolha um dos ficheiros de som. | ||
3 |
Siga os cinco parâmetros da lista de observação. Descreva, na folha de trabalho, as características do desempenho oral do aluno que produziu o texto escolhido por si. Leia, releia, altere a descrição tantas vezes quantas forem necessárias até considerar que ela traduz realmente os seus juízos de valor. Assinale (com cor, sublinhado, negrito,...) os traços mais relevantes: positivos e negativos. (consultar um exemplo) | |||||
4 |
Agora, com os dados que acabou de recolher, é a altura de tomar decisões. Que actividades (de remediação, de enriquecimento, de progressão) julgaria útil promover ? Esboce um plano didáctico adequado. (consultar um exemplo) |
|||||
5 |
Consulte a brochura. Indique os procedimentos e respectivos instrumentos de avaliação de que se serviria quando aplicasse o plano referido em 4. |
|||||
(1) Materiais extraídos e adaptados do curso Navegar no Português - 2000- Contributos para a Didáctica da Língua Portuguesa,
para professores de Português do Ensino Secundário - Projecto FALAR, ME-DES- , realizado em Setembro/Outubro 2000,
que envolveu cerca de 240 professores e de foram autores Assunção Caldeira Cabral, Filomena Viegas e João Paulo Videira.
Após a realização dos cursos Navegar no Português, os CDs foram enviados às Bibliotecas e Centros de Recursos das escolas de ensino secundário. O Navegar no Português -2002 contém os materiais dos cursos de 2000 a 2002 dos mesmos autores.