Avaliação da Expressão Oral

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Instruções de Trabalho

O oral é mais espontâneo e efémero do que o escrito, como se sabe. Mas não é imprevisível e pode ser trabalhado, como podem ser avaliados os progressos no seu desempenho. Como? É isso que vamos ver.

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  Clique para aceder a um texto-síntese. Aborda a didáctica do oral e fornece algumas referências bibliográficas.

2

Carolina

Diogo

João

Clique para aceder aos textos orais sobre os quais vai poder trabalhar: a Carolina, o Diogo e o João dão a sua opinião acerca dos exames. Ouça. Escolha um dos ficheiros de som.

3

 Siga os cinco parâmetros da lista de observação. Descreva, na folha de trabalho, as características do desempenho oral do aluno que produziu o texto escolhido por si. Leia, releia, altere a descrição tantas vezes quantas forem necessárias até considerar que ela traduz realmente os seus juízos de valor. Assinale (com cor, sublinhado, negrito,...) os traços mais relevantes: positivos e negativos.  (consultar um exemplo)

4

  Agora, com os dados que acabou de recolher, é a altura de tomar decisões. Que actividades (de remediação, de enriquecimento, de progressão) julgaria útil promover ? Esboce um plano didáctico adequado.
(consultar um exemplo)

5

Consulte a brochura. Indique os procedimentos e respectivos instrumentos de avaliação de que se serviria quando aplicasse o plano referido em 4.

     

(1) Materiais extraídos e adaptados do curso Navegar no Português - 2000- Contributos para a Didáctica da Língua Portuguesa,
para professores de Português do Ensino Secundário - Projecto FALAR, ME-DES- , realizado em Setembro/Outubro 2000,
que envolveu cerca de 240 professores e de foram autores Assunção Caldeira Cabral, Filomena Viegas e João Paulo Videira.
Após a realização dos cursos Navegar no Português, os CDs foram enviados às Bibliotecas e Centros de Recursos das escolas de ensino secundário. O Navegar no Português -2002 contém os materiais dos cursos de 2000 a 2002 dos mesmos autores.